Painel das Profissões

Profissões em Destaque

5174 – Porteiros e Vigias

Fiscalizam a guarda do patrimônio e exercem a observação de fábricas, armazéns, residências, estacionamentos, edifícios públicos, privados e outros estabelecimentos, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências, para evitar incêndios, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades; controlam fluxo de pessoas, identificando, orientando e encaminhando-as para os lugares desejados; recebem hóspedes em hotéis; acompanham pessoas e mercadorias; fazem manutenções simples nos locais de trabalho.

Remuneração média de R$  1.462,93 em dezembro de 2016.

Crescimento médio anual de 3,19% do número de ocupados entre 2010 e 2016.

Campo de trabalho: Trabalham em edifícios residênciais, comerciais e industriais, hotéis, locais de diversão. Podem ser empregados de locadoras de mão-de-obra, podendo fazer rodízio nas ocupações de porteiro de edifício, de locais de diversão e vigia.

Porque está crescendo?  O mercado de trabalho vem crescendo devido a fatores como o crescimento imobiliário e a necessidade de segurança nos grandes centros urbanos. 

Como chegar lá! O acesso a essas ocupações requer ensino fundamental. Os hotéis e as empresas de vigilância oferecem treinamentos ou recrutam os trabalhadores no mercado de trabalho e em instituições de formação profissional. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.


Fonte: brasil.gov.br

Fonte: brasil.gov.br