Painel das Profissões

Profissões em Destaque

2331 – Professores do Ensino Profissional

Ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional; planejam o trabalho docente; avaliam a aprendizagem e o ensino; realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos; trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Remuneração média de R$ 4.702,35 em dezembro de 2016.

Crescimento médio anual de 74,04% do número de ocupados entre 2010 e 2016.

Campo de trabalho: Trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG, etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas pro- fissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Porque está crescendo? Nos últimos anos foram ampliadas as vagas ofertadas para alunos do ensino profissionalizante, devido a implantação de importantes programas estadual e federal de qualificação de mão de obra em Goiás. 

Como chegar lá! Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.


Autor: Brasil.gov.br