Painel das Profissões

Profissões em Destaque

2235 – Enfermeiros e afins

Prestam assistência ao paciente e/ou cliente; coordenam,planejam ações e auditam serviços de enfermagem e/ou perfusão. Os enfermeiros implementam ações para a promoção da saúde junto à comunidade. Os perfusionistas realizam procedimentos de circulação extracorpórea em hospitais. Todos os profissionais desta família ocupacional podem realizar pesquisa.

Remuneração média de R$ 5.062,42 em dezembro de 2016.

Crescimento médio anual do número de ocupados de 18,81% entre 2010 e 2016.

Campo de trabalho: Atuam nas áreas de saúde e serviços sociais. Exercem atividades em empresas públicas e privadas. A grande maioria dos enfermeiros possui registro em carteira; ao passo que os perfusionistas podem também atuar como autônomos e empregadores. Ambos trabalham em equipe, em ambientes fechados. Os enfermeiros se revezam por turnos (diurno/noturno), exceto os profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família, que trabalham somente em horário diurno e com carga determinada em portaria específica. Os perfusionistas trabalham em horários irregulares. Os profissionais de enfermagem são predominantemente do sexo feminino, porém o número de profissionais do sexo masculino tem aumentado nos anos recentes. São expostos a riscos biológicos e – com exceção dos Enfermeiros Sanitaristas e do Trabalho – a materiais tóxicos, radiações, contaminação por materiais pérfuro-cortantes e estresse decorrente de lidar com vida humana. Os perfusionistas trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob supervisão constante.

Porque está crescendo? Está em expansão, inclusive em razão do aumento da expectativa de vida da população e da renda da população. Na rede privada, os hospitais passam por um período de expansão. Já o governo federal mantém programa na área de saúde da família com equipes que contam, no mínimo, com um enfermeiro.

Como chegar lá! A formação requerida para os enfermeiros é a de bacharelado e registro no Conselho Regional de Enfermagem – Coren. Em hospitais em geral, o profissional é contratado como assistente, para depois ocupar o cargo de enfermeiro. 

enfermeiroAutor: Geoff Carr

AUTOR: Freepik​