Painel das Profissões






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2331 - Professores do ensino profissional

Denominações:

2331–05 - Professor da área de meio ambiente


2331–10 - Professor de desenho técnico

Professor de ensino profissionalizante no ensino de nível médio


2331–15 - Professor de técnicas agrícolas


2331–20 - Professor de técnicas comerciais e secretariais


2331–25 - Professor de técnicas de enfermagem


2331–30 - Professor de técnicas industriais


2331–35 - Professor de tecnologia e cálculo técnico


O que faz

Ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional; planejam o trabalho docente; avaliam a aprendizagem e o ensino; realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos; trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Formação Exigida

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Onde e como trabalha

Trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Dia-a-dia


A —ENSINAR

A.1 — Ministrar aulas teórico-práticas

A.2 — Orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas

A.3 — Apresentar esquemas e painéis explicativos

A.4 — Realizar demonstrações teórico-práticas

A.5 — Orientar os alunos para procura de informações específicas

A.6 — Orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo

A.7 — Orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas

A.8 — Explicar conceitos e princípios

A.9 — Monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios

A.10 — Operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino

A.11 — Solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos

A.12 — Adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem

A.13 — Orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos

A.14 — Orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos


B —PLANEJAR O TRABALHO DOCENTE

B.1 — Interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho

B.2 — Definir o perfil profissional pretendido

B.3 — Participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola

B.4 — Participar do planejamento do curso

B.5 — Preparar as aulas

B.6 — Planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade

B.7 — Selecionar conteúdos

B.8 — Definir metodologias de mediação de aprendizagem

B.9 — Selecionar material didático e bibliográfico

B.10 — Diagnosticar o perfil de entrada da demanda

B.11 — Prever a manutenção de equipamentos e instalações

B.12 — Definir atividades e cronograma

B.13 — Participar do planejamento de horários e calendário escolar

B.14 — Propor a aquisição de equipamentos de segurança

B.15 — Sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico


C —AVALIAR A APRENDIZAGEM E O ENSINO

C.1 — Efetuar avaliação diagnóstica dos alunos

C.2 — Acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem

C.3 — Compor instrumentos de avaliação

C.4 — Aplicar instrumentos de avaliação

C.5 — Efetuar atividades de recuperação de aprendizagem

C.6 — Analisar especificações técnicas de equipamentos para compra

C.7 — Avaliar o desempenho de alunos em estágios

C.8 — Avaliar relatórios de estágios


D —PESQUISAR

D.1 — Consultar diferentes fontes de informação

D.2 — Pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins

D.3 — Participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras

D.4 — Coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional

D.5 — Elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento

D.6 — Informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área

D.7 — Informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente


E —DESENVOLVER RECURSOS DIDÁTICOS

E.1 — Elaborar material didático impresso

E.2 — Desenvolver recursos audio-visuais

E.3 — Organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores

E.4 — Adaptar equipamentos e utensílios de laboratório

E.5 — Desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros

E.6 — Desenvolver aplicativos educacionais


F —PRODUZIR REGISTROS ESCRITOS E GRÁFICOS

F.1 — Redigir o plano de ensino

F.2 — Preencher diários de classe

F.3 — Produzir relatórios

F.4 — Preencher requisição de serviços materiais

F.5 — Preencher registro e controle de equipamentos e materiais

F.6 — Registrar ocorrências de diferentes naturezas

F.7 — Preencher fichas de estágios

F.8 — Produzir laudos técnicos


G —REALIZAR TRABALHOS TÉCNICOS, DE ASSESSORIA E DE DIVULGAÇÃO

G.1 — Proferir palestras e conferências

G.2 — Ministrar cursos de formação e extensão

G.3 — Assessorar tecnicamente instituições

G.4 — Assessorar a própria instituição

G.5 — Assessorar tecnicamente a comunidade

G.6 — Realizar consultorias técnicas

G.7 — Realizar certificação e qualificação

G.8 — Realizar testes, ensaios, análises laboratoriais

G.9 — Implementar orientações técnicas para a comunidade

G.10 — Realizar parcerias

G.11 — Gerar produtos e projetos

G.12 — Coordenar processos de seleção

G.13 — Conceber provas para processos seletivos

G.14 — Aplicar provas em processo seletivos

G.15 — Corrigir provas para processos seletivos

G.16 — Integrar bancas de diversas naturezas


H —TRABALHAR COM HIGIENE E SEGURANÇA

H.1 — Sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança

H.2 — Por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança

H.3 — Recomendar o uso correto de equipamentos de segurança

H.4 — Vistoriar os equipamentos e instalações

H.5 — Opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança

H.6 — Recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos


I —PROMOVER EDUCAÇÃO AMBIENTAL

I.1 — Promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema

I.2 — Fomentar ações de preservação ambiental

I.3 — Orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos

I.4 — Orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo

I.5 — Orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício

I.6 — Orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente

I.7 — Orientar para a classificação e destinação do lixo


Y —COMUNICAR-SE

Y.1 — Encaminhar registros para as autoridades competentes

Y.2 — Encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos

Y.3 — Divulgar trabalhos da área profissional

Y.4 — Divulgar o trabalho da escola

Y.5 — Comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola

Y.6 — Encaminhar alunos para estágios profissionais

Y.7 — Divulgar propostas de trabalho e convênios


Z —DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

Z.1 — Trabalhar em equipe

Z.2 — Analisar e resolver problemas

Z.3 — Demonstrar flexibilidade

Z.4 — Demonstrar capacidade de gerenciamento da informação

Z.5 — Demonstrar capacidade de mudança

Z.6 — Demonstrar ética profissional

Z.7 — Demonstrar curiosidade intelectual

Z.8 — Demonstrar motivação

Z.9 — Exercer liderança cooperativa

Z.10 — Respeitar as diferenças e diversidades

Z.11 — Observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança

Z.12 — Orientar projetos de pesquisa

Z.13 — Estagiar em instituições

Z.14 — Executar pesquisas

Z.15 — Participar de intercâmbios culturais

Z.16 — Participar de atividades culturais e de lazer

Z.17 — Participar de grupos de estudo e de pesquisa

Z.18 — Instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições

Z.19 — Estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento

Z.20 — Contextualizar continuamente os conteúdos

Z.21 — Estimular a busca de conhecimento

Z.22 — Estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo

Z.23 — Estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema

Z.24 — Integrar continuamente teoria e prática

Z.25 — Estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade

Z.26 — Estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança

Z.27 — Estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão

Z.28 — Estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação

Z.29 — Propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante

Z.30 — Utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem

Z.31 — Garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização

Z.32 — Exercer atividades de coordenação e gestão

Z.33 — Tomar parte em comissões de diversas naturezas

Z.34 — Tomar parte em colegiados

Z.35 — Tomar parte em bancas de concursos internos

Z.36 — Representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos



 Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego - MTE. CBO.