Painel das Profissões

Profissões em Destaque

2237 – Nutricionista

Responsável por planejar, administrar e coordenar programas de alimentação e nutrição. Define cardápios, buscando uma alimentação equilibrada, além de orientar e prescrever dietas individuais, para pacientes com doenças diversas, que requeiram acompanhamento alimentar específico.

Remuneração média de R$ 3.451,21 em dezembro de 2016.

Crescimento médio anual do número de ocupados de 13,93% entre 2010 e 2016.

Campo de trabalho: Escolas, creches, hospitais, empresas, hotéis, restaurantes, casas de repouso, spas, etc., são os maiores empregadores. Na indústria de alimentos, o nutricionista atua desenvolvendo novos produtos e no controle de qualidade. Alguns órgãos de governo, como secretarias de Saúde que instituem programas de saúde pública, além de clubes ou academias de ginástica. Cresce a atuação em lojas de suplementos nutricionais, serviços de atendimento ao consumidor e em lojas virtuais, além de clínicas multidisciplinares no atendimento não só a pacientes que buscam perder peso, como aqueles com restrições ou alergia alimentar.

Porque está crescendo? A busca por uma vida mais saudável, o envelhecimento da população leva a procurara por dietas mais equilibradas e adequadas a cada indivíduo. Há, também, o aumento da obesidade da população que demandaria mais profissionais.

Como chegar lá! Curso de graduação em Nutrição. É obrigatória a inscrição no Conselho Nacional de Nutrição para o exerercício a profissão.

nutricionista

AUTOR: Robson Tamas