Painel das Profissões

Profissões em Destaque

2321 – Professores do ensino médio

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada; acompanham a produção da área educacional e cultural; planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico; avaliam o processo de ensino-aprendizagem; preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Remuneração média de R$ 5.378,58 em dezembro de 2016.

Crescimento médio anual de 34,78% do número de ocupados entre 2010 e 2016.

Campo de trabalho: Trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Porque está crescendo? Nos últimos anos foram ampliadas as vagas ofertadas para alunos do ensino médio, devido a alteração da estrutura demográfica, além dos estímulos à educação de jovens e adultos.

Como chegar lá! O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

 


Autor: brasil.gov.br​



Autor: brasil.gov.br