2321–05 - Professor de artes no ensino médio
2321–10 - Professor de biologia no ensino médio
2321–15 - Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
2321–20 - Professor de educação física no ensino médio
2321–25 - Professor de filosofia no ensino médio
2321–30 - Professor de física no ensino médio
2321–35 - Professor de geografia no ensino médio
2321–40 - Professor de história no ensino médio
2321–45 - Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
2321–50 - Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
2321–55 - Professor de matemática no ensino médio
2321–60 - Professor de psicologia no ensino médio
2321–65 - Professor de química no ensino médio
2321–70 - Professor de sociologia no ensino médio
Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada; acompanham a produção da área educacional e cultural; planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico; avaliam o processo de ensino-aprendizagem; preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
A.1 — Ministrar aulas teóricas e práticas
A.2 — Transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem
A.3 — Desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos
A.4 — Informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano
A.5 — Desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina
A.6 — Modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem
A.7 — Desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade
A.8 — Desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos
A.9 — Desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística comtemporânea
A.10 — Orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos
A.11 — Desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas
A.12 — Instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo
A.13 — Transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem
B.1 — Reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas
B.2 — Informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento
B.3 — Freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins
B.4 — Informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica
B.5 — Freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas
B.6 — Ler jornais, revistas, periódicos e livros
B.7 — Atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação
B.8 — Integrar grupos de estudos interdisciplinares
C.1 — Conceber o projeto pedagógico da escola
C.2 — Tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina
C.3 — Determinar temas e conteúdos da disciplina
C.4 — Definir conteúdos e atividades interdisciplinares
C.5 — Definir objetivos para a área de conhecimento
C.6 — Levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático
C.7 — Organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos
C.8 — Sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos
C.9 — Definir o calendário
C.10 — Levantar bibliografia de material didático e pedagógico
C.11 — Escolher livro didático
C.12 — Escolher material didático e pedagógico
C.13 — Indicar compra de material didático e pedagógico
C.14 — Discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição
C.15 — Propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações
C.16 — Ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola
C.17 — Propor a contratação de serviços especializados
C.18 — Organizar cursos para professores e comunidade
C.19 — Examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola
D.1 — Diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos
D.2 — Discutir a prática docente em reuniões pedagógicas
D.3 — Indicar os avanços da aprendizagem
D.4 — Rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados
D.5 — Diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem
D.6 — Subsidiar os alunos para auto-avaliação
D.7 — Elaborar instrumentos de avaliação
D.8 — Corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação
D.9 — Medir o conhecimento específico
D.10 — Aplicar instrumentos de avaliação
D.11 — Analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico
D.12 — Discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola
D.13 — Avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos
D.14 — Realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos
D.15 — Atentar para reações dos alunos na sala
E.1 — Pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula
E.2 — Eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino
E.3 — Coletar diferentes recursos didáticos para a aula
E.4 — Selecionar textos e bibliografia da aula
E.5 — Apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno
E.6 — Selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula
E.7 — Adequar o planejamento às aulas
E.8 — Selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula
E.9 — Produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola
E.10 — Adequar material pedagógico aos objetivos da aula
E.11 — Adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível
E.12 — Estruturar a transmissão do conhecimento
F.1 — Tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola
F.2 — Compor conselhos de classes e escolares deliberativos
F.3 — Influir na definição dos planos de carreira
F.4 — Tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola
F.5 — Intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação
F.6 — Influir na decisão da aquisição de material didático
F.7 — Intervir na definição dos orçamentos da escola
F.8 — Reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos
F.9 — Assumir cargos de coordenação, representação, direção
F.10 — Constituir bancas examinadoras de novos professores
F.11 — Constituir comissões de sindicância
F.12 — Concorrer em certames literários, científicos e esportivos
F.13 — Preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação
Y.1 — Relacionar-se com a comunidade escolar
Y.2 — Discutir questões pedagógicas com os pares
Y.3 — Dialogar com os alunos
Y.4 — Estabelecer empatia com os alunos
Y.5 — Comentar os resultados das avaliações com os alunos
Y.6 — Solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos
Y.7 — Demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente
Y.8 — Informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente
Y.9 — Manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes
Y.10 — Solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente
Y.11 — Solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica
Y.12 — Atender pais e alunos
Y.13 — Solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas
Y.14 — Requisitar material pedagógico
Y.15 — Solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola
Y.16 — Solicitar participação dos pais nos eventos da escola
Y.17 — Interagir com os alunos
Y.18 — Demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias
Y.19 — Encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação
Y.20 — Comunicar resultados das avaliações dos alunos
Y.21 — Redigir relatórios de atividades docentes e discentes
Y.22 — Manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos
Z.1 — Dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica
Z.2 — Respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar
Z.3 — Contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola
Z.4 — Zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor
Z.5 — Zelar por uma postura ética na ação pedagógica
Z.6 — Atuar nas associações sindicais e acadêmicas
Z.7 — Administrar conflitos
Z.8 — Expressar-se com clareza
Z.9 — Manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula
Z.10 — Refletir continuamente sobre a própria prática docente
Z.11 — Preparar-se para concursos docentes
Z.12 — Informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento
Z.13 — Estimular o aluno para a aprendizagem contínua
Z.14 — Estimular a participação do aluno nas atividades
Z.15 — Acompanhar processo de aprendizagem
Z.16 — Sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano
Z.17 — Incentivar a capacidade criadora dos alunos
Z.18 — Desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos
Z.19 — Estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas
Z.20 — Estimular a continuidade da escolaridade
Z.21 — Garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas