Painel das Profissões

Profissões em Destaque

5162 – Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos

Cuidam de bebês, crianças, jovens, adultos e idosos, a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.

Remuneração média de R$ 1.296,73 em dezembro de 2016.

Crescimento médio anual de 13,36% do número de ocupados entre 2010 e 2016.

Campo de trabalho: O trabalho é exercido em domicílios ou instituições cuidadoras de crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, na condição de trabalho autônomo ou assalariado. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. No caso de cuidadores de indivíduos com alteração de comportamento, estão sujeitos a lidar com situações de agressividade.

Por que está crescendo? O envelhecimento da população é um fenômeno que avança no Brasil e em Goiás, resultado de uma rápida transição demográfica. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a profissão de cuidador de idosos é uma das mais promissoras até o ano de 2025.

Como chegar lá! Essas ocupações são acessíveis a pessoas formadas em cursos livres com carga horária de 80/160 horas com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Atuam em domicílios ou instituições cuidadoras públicas, privadas ou ongs, cuidando de pessoas das mais variadas idades. O acesso ao emprego também ocorre por meio de cursos e treinamentos de formação profissional básicos, concomitante ou após a formação mínima que varia da quarta série do ensino fundamental até o ensino médio.