5162–05 - Babá
Baby-sitter, Pajém (baby-sitter em início de carreira)
5162–10 - Cuidador de idosos
Acompanhante de idosos, Cuidador de pessoas idosas e dependentes, Cuidador de idosos domiciliar, Cuidador de idosos institucional, Gero-sitter
5162–15 - Mãe social
Mãe crecheira, Mãe substituta
5162–20 - Cuidador em saúde
Cuidam de bebês, crianças, jovens, adultos e idosos, a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.
Essas ocupações são acessíveis a pessoas formadas em cursos livres com carga horária de 80/160 horas com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Atuam em domicílios ou instituições cuidadoras públicas, privadas ou ongs, cuidando de pessoas das mais variadas idades. O acesso ao emprego também ocorre por meio de cursos e treinamentos de formação profissional básicos, concomitante ou após a formação mínima que varia da quarta série do ensino fundamental até o ensino médio.
O trabalho é exercido em domicílios ou instituições cuidadoras de crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, na condição de trabalho autônomo ou assalariado. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. No caso de cuidadores de indivíduos com alteração de comportamento, estão sujeitos a lidar com situações de agressividade.
A.1 — Levantar informações sobre a pessoa
A.2 — Cuidar da aparência e higiene da pessoa
A.3 — Controlar horários das atividades diárias da pessoa
A.4 — Ajudar a pessoa nas atividades diárias (banho,necessidades fisiológicas);
A.5 — Estar atento às ações da pessoa
A.6 — Verificar informações,sinais dados pela pessoa
A.7 — Passar informações do dia a dia da pessoa
A.8 — Relatar o dia-a-dia da pessoa aos responsáveis
A.9 — Educar a criança e o adolescente nos deveres da casa e comunitários
A.10 — Manter o lazer e a recreação no dia-a-dia
A.11 — Desestimular a agressividade de cjai
A.12 — Auxiliar no aprendizado da pessoa
B.1 — Observar temperatura,urina, fezes e vômitos
B.2 — Observar a qualidade do sono
B.3 — Ajudar nas terapias ocupacionais e físicas
B.4 — Prestar cuidados especiais a pessoas comlimitações e/ou dependencia fisica
B.5 — Manusear adequadamente cjai
B.6 — Observar alterações físicas (manchas, inchaço, ferimentos);
B.7 — Observar as alterações de comportamento
B.8 — Lidar com comportamentos compulsivos
B.9 — Controlar guarda, horário e ingestão de medicamentos
B.10 — Acompanhar o cjai em consultas e atendimentos médico-hospitalar
B.11 — Relatar orientação médica aos responsáveis
B.12 — Seguir orientação de profissionais da saúde
B.13 — Observar sinais vitais
B.14 — Relatar condições de saúde aos profissionais e/ou responsáveis
C.1 — Ouvir cjai respeitando sua necessidade individual de falar
C.2 — Dar apoio emocional
C.3 — Ajudar a recuperaçãao da auto-estiva, dos valores e da afetividade
C.4 — Promover atividades de estímulo a afetividade
C.5 — Estimular a independência
C.6 — Orientar cjai na sua necessidade espiritual e religiosa
C.7 — Respeitar a pessoa em seus hábitos, gostos e valores
C.8 — Encaminhar a pessoa a outros profissionais
D.1 — Participar na alaboração do cardápio
D.2 — Verificar a despensa
D.3 — Observar a qualidade e a validade dos alimentos
D.4 — Fazer as compras conforme lista e cardápio
D.5 — Preparar a alimentação
D.6 — Servir a refeição em ambientes e em porções adequadas
D.7 — Estimular a injestão de líquidos e de alimentos variados
D.8 — Controlar a injestão de líquidos e alimentos
D.9 — Reeducar os hábitos alimentares da cjai
D.10 — Ajudar a pessoa na alimentação
E.1 — Cuidar dos afazeres domésticos
E.2 — Manter o ambiente organizado e limpo
E.3 — Recomendar adequação ambiental
E.4 — Prevenir acidentes
E.5 — Administrar o dinheiro recebido (per-capita);
E.6 — Cuidar da roupa e objetos pessoais da cjai
E.7 — Preparar o leito de acordo com as nessecidade do cjai
F.1 — Estimular o gosto pela música, dança e esporte
F.2 — Selecionar jornais, livros e revistas de acordo com a idade
F.3 — Ler estórias e textos para cjai
F.4 — Ajudar nas tarefas escolares
F.5 — Ensinar boas maneiras
G.1 — Planejar passeios
G.2 — Listar objetos de viagem
G.3 — Arrumar a bagagem
G.4 — Preparar a mala de remédios
G.5 — Preparar documentos e lista de telefones úteis
G.6 — Acondicionar alimentação para atividades externas
G.7 — Acompanhar pessoa em atividades sociais, culturais, lazer e religiosas
G.8 — Auxiliar nos preparativos de viagem
G.9 — Comunicar saída para atividades externas da pessoa aos responsáveis
Z.1 — Demosntrar preparo fisico
Z.2 — Demosntrar capacidade de acolhimento
Z.3 — Demonstrar capacidade de adaptação
Z.4 — Demonstrar empatia
Z.5 — Respeitar a privacidade da cjai
Z.6 — Demonstrar paciência
Z.7 — Demosntrar capacidade de escuta
Z.8 — Demosntrar capacidade de percepção
Z.9 — Manter a calma em situações críticas
Z.10 — Demonstrar discrição
Z.11 — Demosntrar capacidade de tomar decisões
Z.12 — Demonstrar capacidade de reconhecer limites pessoais
Z.13 — Demonstrar criatividade
Z.14 — Demonstrar capacidade de buscar informações e orientações técnicas
Z.15 — Demonstrar iniciativa
Z.16 — Demosntrar preparo emocional
Z.17 — Transmitir valores a partir do próprio exemplo e pela fala
Z.18 — Demonstrar capacidade de administrar o tempo
Z.19 — Demonstrar honestidade