Painel das Profissões






Ler Sobre




5162 - Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos

Denominações:

5162–05 - Babá

Baby-sitter, Pajém (baby-sitter em início de carreira)


5162–10 - Cuidador de idosos

Acompanhante de idosos, Cuidador de pessoas idosas e dependentes, Cuidador de idosos domiciliar, Cuidador de idosos institucional, Gero-sitter


5162–15 - Mãe social

Mãe crecheira, Mãe substituta


5162–20 - Cuidador em saúde


O que faz

Cuidam de bebês, crianças, jovens, adultos e idosos, a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.

Formação Exigida

Essas ocupações são acessíveis a pessoas formadas em cursos livres com carga horária de 80/160 horas com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Atuam em domicílios ou instituições cuidadoras públicas, privadas ou ongs, cuidando de pessoas das mais variadas idades. O acesso ao emprego também ocorre por meio de cursos e treinamentos de formação profissional básicos, concomitante ou após a formação mínima que varia da quarta série do ensino fundamental até o ensino médio.

Onde e como trabalha

O trabalho é exercido em domicílios ou instituições cuidadoras de crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, na condição de trabalho autônomo ou assalariado. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. No caso de cuidadores de indivíduos com alteração de comportamento, estão sujeitos a lidar com situações de agressividade.

Dia-a-dia


A —CUIDAR DA PESSOA

A.1 — Levantar informações sobre a pessoa

A.2 — Cuidar da aparência e higiene da pessoa

A.3 — Controlar horários das atividades diárias da pessoa

A.4 — Ajudar a pessoa nas atividades diárias (banho,necessidades fisiológicas);

A.5 — Estar atento às ações da pessoa

A.6 — Verificar informações,sinais dados pela pessoa

A.7 — Passar informações do dia a dia da pessoa

A.8 — Relatar o dia-a-dia da pessoa aos responsáveis

A.9 — Educar a criança e o adolescente nos deveres da casa e comunitários

A.10 — Manter o lazer e a recreação no dia-a-dia

A.11 — Desestimular a agressividade de cjai

A.12 — Auxiliar no aprendizado da pessoa


B —CUIDAR DA SAÚDE DA PESSOA (CJAI)

B.1 — Observar temperatura,urina, fezes e vômitos

B.2 — Observar a qualidade do sono

B.3 — Ajudar nas terapias ocupacionais e físicas

B.4 — Prestar cuidados especiais a pessoas comlimitações e/ou dependencia fisica

B.5 — Manusear adequadamente cjai

B.6 — Observar alterações físicas (manchas, inchaço, ferimentos);

B.7 — Observar as alterações de comportamento

B.8 — Lidar com comportamentos compulsivos

B.9 — Controlar guarda, horário e ingestão de medicamentos

B.10 — Acompanhar o cjai em consultas e atendimentos médico-hospitalar

B.11 — Relatar orientação médica aos responsáveis

B.12 — Seguir orientação de profissionais da saúde

B.13 — Observar sinais vitais

B.14 — Relatar condições de saúde aos profissionais e/ou responsáveis


C —PROMOVER O BEM-ESTAR DA PESSOA (CJAI)

C.1 — Ouvir cjai respeitando sua necessidade individual de falar

C.2 — Dar apoio emocional

C.3 — Ajudar a recuperaçãao da auto-estiva, dos valores e da afetividade

C.4 — Promover atividades de estímulo a afetividade

C.5 — Estimular a independência

C.6 — Orientar cjai na sua necessidade espiritual e religiosa

C.7 — Respeitar a pessoa em seus hábitos, gostos e valores

C.8 — Encaminhar a pessoa a outros profissionais


D —CUIDAR DA ALIMENTAÇÃO DA PESSOA (CJAI)

D.1 — Participar na alaboração do cardápio

D.2 — Verificar a despensa

D.3 — Observar a qualidade e a validade dos alimentos

D.4 — Fazer as compras conforme lista e cardápio

D.5 — Preparar a alimentação

D.6 — Servir a refeição em ambientes e em porções adequadas

D.7 — Estimular a injestão de líquidos e de alimentos variados

D.8 — Controlar a injestão de líquidos e alimentos

D.9 — Reeducar os hábitos alimentares da cjai

D.10 — Ajudar a pessoa na alimentação


E —CUIDAR DO AMBIENTE DOMICILIAR E INSTITUCIONAL

E.1 — Cuidar dos afazeres domésticos

E.2 — Manter o ambiente organizado e limpo

E.3 — Recomendar adequação ambiental

E.4 — Prevenir acidentes

E.5 — Administrar o dinheiro recebido (per-capita);

E.6 — Cuidar da roupa e objetos pessoais da cjai

E.7 — Preparar o leito de acordo com as nessecidade do cjai


F —INCENTIVAR A CULTURA E EDUCAÇÃO

F.1 — Estimular o gosto pela música, dança e esporte

F.2 — Selecionar jornais, livros e revistas de acordo com a idade

F.3 — Ler estórias e textos para cjai

F.4 — Ajudar nas tarefas escolares

F.5 — Ensinar boas maneiras


G —ACOMPANHAR PESSOA (CJAI) EM ATIVIDADES EXTERNAS( PASSEIOS, VIAGENS E FÉRIAS)

G.1 — Planejar passeios

G.2 — Listar objetos de viagem

G.3 — Arrumar a bagagem

G.4 — Preparar a mala de remédios

G.5 — Preparar documentos e lista de telefones úteis

G.6 — Acondicionar alimentação para atividades externas

G.7 — Acompanhar pessoa em atividades sociais, culturais, lazer e religiosas

G.8 — Auxiliar nos preparativos de viagem

G.9 — Comunicar saída para atividades externas da pessoa aos responsáveis


Z —DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

Z.1 — Demosntrar preparo fisico

Z.2 — Demosntrar capacidade de acolhimento

Z.3 — Demonstrar capacidade de adaptação

Z.4 — Demonstrar empatia

Z.5 — Respeitar a privacidade da cjai

Z.6 — Demonstrar paciência

Z.7 — Demosntrar capacidade de escuta

Z.8 — Demosntrar capacidade de percepção

Z.9 — Manter a calma em situações críticas

Z.10 — Demonstrar discrição

Z.11 — Demosntrar capacidade de tomar decisões

Z.12 — Demonstrar capacidade de reconhecer limites pessoais

Z.13 — Demonstrar criatividade

Z.14 — Demonstrar capacidade de buscar informações e orientações técnicas

Z.15 — Demonstrar iniciativa

Z.16 — Demosntrar preparo emocional

Z.17 — Transmitir valores a partir do próprio exemplo e pela fala

Z.18 — Demonstrar capacidade de administrar o tempo

Z.19 — Demonstrar honestidade



 Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego - MTE. CBO.