Painel das Profissões





2321 - Professores do ensino médio

Denominações:

2321–05 - Professor de artes no ensino médio


2321–10 - Professor de biologia no ensino médio


2321–15 - Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio


2321–20 - Professor de educação física no ensino médio


2321–25 - Professor de filosofia no ensino médio


2321–30 - Professor de física no ensino médio


2321–35 - Professor de geografia no ensino médio


2321–40 - Professor de história no ensino médio


2321–45 - Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio


2321–50 - Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio


2321–55 - Professor de matemática no ensino médio


2321–60 - Professor de psicologia no ensino médio


2321–65 - Professor de química no ensino médio


2321–70 - Professor de sociologia no ensino médio


O que faz

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada; acompanham a produção da área educacional e cultural; planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico; avaliam o processo de ensino-aprendizagem; preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Formação Exigida

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Onde e como trabalha

Trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Dia-a-dia


A —ENSINAR

A.1 — Ministrar aulas teóricas e práticas

A.2 — Transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem

A.3 — Desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos

A.4 — Informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano

A.5 — Desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina

A.6 — Modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem

A.7 — Desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade

A.8 — Desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos

A.9 — Desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística comtemporânea

A.10 — Orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos

A.11 — Desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas

A.12 — Instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo

A.13 — Transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem


B —ACOMPANHAR A PRODUÇÃO DA ÁREA EDUCACIONAL E CULTURAL

B.1 — Reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas

B.2 — Informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento

B.3 — Freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins

B.4 — Informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica

B.5 — Freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas

B.6 — Ler jornais, revistas, periódicos e livros

B.7 — Atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação

B.8 — Integrar grupos de estudos interdisciplinares


C —PLANEJAR O CURSO, A DISCIPLINA E O PROJETO PEDAGÓGICO

C.1 — Conceber o projeto pedagógico da escola

C.2 — Tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina

C.3 — Determinar temas e conteúdos da disciplina

C.4 — Definir conteúdos e atividades interdisciplinares

C.5 — Definir objetivos para a área de conhecimento

C.6 — Levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático

C.7 — Organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos

C.8 — Sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos

C.9 — Definir o calendário

C.10 — Levantar bibliografia de material didático e pedagógico

C.11 — Escolher livro didático

C.12 — Escolher material didático e pedagógico

C.13 — Indicar compra de material didático e pedagógico

C.14 — Discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição

C.15 — Propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações

C.16 — Ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola

C.17 — Propor a contratação de serviços especializados

C.18 — Organizar cursos para professores e comunidade

C.19 — Examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola


D —AVALIAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

D.1 — Diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos

D.2 — Discutir a prática docente em reuniões pedagógicas

D.3 — Indicar os avanços da aprendizagem

D.4 — Rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados

D.5 — Diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem

D.6 — Subsidiar os alunos para auto-avaliação

D.7 — Elaborar instrumentos de avaliação

D.8 — Corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação

D.9 — Medir o conhecimento específico

D.10 — Aplicar instrumentos de avaliação

D.11 — Analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico

D.12 — Discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola

D.13 — Avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos

D.14 — Realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos

D.15 — Atentar para reações dos alunos na sala


E —PREPARAR AULAS

E.1 — Pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula

E.2 — Eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino

E.3 — Coletar diferentes recursos didáticos para a aula

E.4 — Selecionar textos e bibliografia da aula

E.5 — Apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno

E.6 — Selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula

E.7 — Adequar o planejamento às aulas

E.8 — Selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula

E.9 — Produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola

E.10 — Adequar material pedagógico aos objetivos da aula

E.11 — Adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível

E.12 — Estruturar a transmissão do conhecimento


F —PARTICIPAR DE ATIVIDADES INSTITUCIONAIS

F.1 — Tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola

F.2 — Compor conselhos de classes e escolares deliberativos

F.3 — Influir na definição dos planos de carreira

F.4 — Tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola

F.5 — Intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação

F.6 — Influir na decisão da aquisição de material didático

F.7 — Intervir na definição dos orçamentos da escola

F.8 — Reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos

F.9 — Assumir cargos de coordenação, representação, direção

F.10 — Constituir bancas examinadoras de novos professores

F.11 — Constituir comissões de sindicância

F.12 — Concorrer em certames literários, científicos e esportivos

F.13 — Preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação


Y —COMUNICAR-SE

Y.1 — Relacionar-se com a comunidade escolar

Y.2 — Discutir questões pedagógicas com os pares

Y.3 — Dialogar com os alunos

Y.4 — Estabelecer empatia com os alunos

Y.5 — Comentar os resultados das avaliações com os alunos

Y.6 — Solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos

Y.7 — Demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente

Y.8 — Informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente

Y.9 — Manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes

Y.10 — Solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente

Y.11 — Solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica

Y.12 — Atender pais e alunos

Y.13 — Solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas

Y.14 — Requisitar material pedagógico

Y.15 — Solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola

Y.16 — Solicitar participação dos pais nos eventos da escola

Y.17 — Interagir com os alunos

Y.18 — Demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias

Y.19 — Encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação

Y.20 — Comunicar resultados das avaliações dos alunos

Y.21 — Redigir relatórios de atividades docentes e discentes

Y.22 — Manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos


Z —DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

Z.1 — Dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica

Z.2 — Respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar

Z.3 — Contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola

Z.4 — Zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor

Z.5 — Zelar por uma postura ética na ação pedagógica

Z.6 — Atuar nas associações sindicais e acadêmicas

Z.7 — Administrar conflitos

Z.8 — Expressar-se com clareza

Z.9 — Manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula

Z.10 — Refletir continuamente sobre a própria prática docente

Z.11 — Preparar-se para concursos docentes

Z.12 — Informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento

Z.13 — Estimular o aluno para a aprendizagem contínua

Z.14 — Estimular a participação do aluno nas atividades

Z.15 — Acompanhar processo de aprendizagem

Z.16 — Sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano

Z.17 — Incentivar a capacidade criadora dos alunos

Z.18 — Desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos

Z.19 — Estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas

Z.20 — Estimular a continuidade da escolaridade

Z.21 — Garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas



 Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego - MTE. CBO.