2331–05 - Professor da área de meio ambiente
2331–10 - Professor de desenho técnico
Professor de ensino profissionalizante no ensino de nível médio
2331–15 - Professor de técnicas agrícolas
2331–20 - Professor de técnicas comerciais e secretariais
2331–25 - Professor de técnicas de enfermagem
2331–30 - Professor de técnicas industriais
2331–35 - Professor de tecnologia e cálculo técnico
Ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional; planejam o trabalho docente; avaliam a aprendizagem e o ensino; realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos; trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
A.1 — Ministrar aulas teórico-práticas
A.2 — Orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas
A.3 — Apresentar esquemas e painéis explicativos
A.4 — Realizar demonstrações teórico-práticas
A.5 — Orientar os alunos para procura de informações específicas
A.6 — Orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo
A.7 — Orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas
A.8 — Explicar conceitos e princípios
A.9 — Monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios
A.10 — Operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino
A.11 — Solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos
A.12 — Adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem
A.13 — Orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos
A.14 — Orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos
B.1 — Interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho
B.2 — Definir o perfil profissional pretendido
B.3 — Participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola
B.4 — Participar do planejamento do curso
B.5 — Preparar as aulas
B.6 — Planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade
B.7 — Selecionar conteúdos
B.8 — Definir metodologias de mediação de aprendizagem
B.9 — Selecionar material didático e bibliográfico
B.10 — Diagnosticar o perfil de entrada da demanda
B.11 — Prever a manutenção de equipamentos e instalações
B.12 — Definir atividades e cronograma
B.13 — Participar do planejamento de horários e calendário escolar
B.14 — Propor a aquisição de equipamentos de segurança
B.15 — Sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico
C.1 — Efetuar avaliação diagnóstica dos alunos
C.2 — Acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem
C.3 — Compor instrumentos de avaliação
C.4 — Aplicar instrumentos de avaliação
C.5 — Efetuar atividades de recuperação de aprendizagem
C.6 — Analisar especificações técnicas de equipamentos para compra
C.7 — Avaliar o desempenho de alunos em estágios
C.8 — Avaliar relatórios de estágios
D.1 — Consultar diferentes fontes de informação
D.2 — Pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins
D.3 — Participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras
D.4 — Coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional
D.5 — Elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento
D.6 — Informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área
D.7 — Informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente
E.1 — Elaborar material didático impresso
E.2 — Desenvolver recursos audio-visuais
E.3 — Organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores
E.4 — Adaptar equipamentos e utensílios de laboratório
E.5 — Desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros
E.6 — Desenvolver aplicativos educacionais
F.1 — Redigir o plano de ensino
F.2 — Preencher diários de classe
F.3 — Produzir relatórios
F.4 — Preencher requisição de serviços materiais
F.5 — Preencher registro e controle de equipamentos e materiais
F.6 — Registrar ocorrências de diferentes naturezas
F.7 — Preencher fichas de estágios
F.8 — Produzir laudos técnicos
G.1 — Proferir palestras e conferências
G.2 — Ministrar cursos de formação e extensão
G.3 — Assessorar tecnicamente instituições
G.4 — Assessorar a própria instituição
G.5 — Assessorar tecnicamente a comunidade
G.6 — Realizar consultorias técnicas
G.7 — Realizar certificação e qualificação
G.8 — Realizar testes, ensaios, análises laboratoriais
G.9 — Implementar orientações técnicas para a comunidade
G.10 — Realizar parcerias
G.11 — Gerar produtos e projetos
G.12 — Coordenar processos de seleção
G.13 — Conceber provas para processos seletivos
G.14 — Aplicar provas em processo seletivos
G.15 — Corrigir provas para processos seletivos
G.16 — Integrar bancas de diversas naturezas
H.1 — Sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança
H.2 — Por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança
H.3 — Recomendar o uso correto de equipamentos de segurança
H.4 — Vistoriar os equipamentos e instalações
H.5 — Opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança
H.6 — Recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos
I.1 — Promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema
I.2 — Fomentar ações de preservação ambiental
I.3 — Orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos
I.4 — Orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo
I.5 — Orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício
I.6 — Orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente
I.7 — Orientar para a classificação e destinação do lixo
Y.1 — Encaminhar registros para as autoridades competentes
Y.2 — Encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos
Y.3 — Divulgar trabalhos da área profissional
Y.4 — Divulgar o trabalho da escola
Y.5 — Comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola
Y.6 — Encaminhar alunos para estágios profissionais
Y.7 — Divulgar propostas de trabalho e convênios
Z.1 — Trabalhar em equipe
Z.2 — Analisar e resolver problemas
Z.3 — Demonstrar flexibilidade
Z.4 — Demonstrar capacidade de gerenciamento da informação
Z.5 — Demonstrar capacidade de mudança
Z.6 — Demonstrar ética profissional
Z.7 — Demonstrar curiosidade intelectual
Z.8 — Demonstrar motivação
Z.9 — Exercer liderança cooperativa
Z.10 — Respeitar as diferenças e diversidades
Z.11 — Observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança
Z.12 — Orientar projetos de pesquisa
Z.13 — Estagiar em instituições
Z.14 — Executar pesquisas
Z.15 — Participar de intercâmbios culturais
Z.16 — Participar de atividades culturais e de lazer
Z.17 — Participar de grupos de estudo e de pesquisa
Z.18 — Instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições
Z.19 — Estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento
Z.20 — Contextualizar continuamente os conteúdos
Z.21 — Estimular a busca de conhecimento
Z.22 — Estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo
Z.23 — Estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema
Z.24 — Integrar continuamente teoria e prática
Z.25 — Estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade
Z.26 — Estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança
Z.27 — Estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão
Z.28 — Estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação
Z.29 — Propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante
Z.30 — Utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem
Z.31 — Garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização
Z.32 — Exercer atividades de coordenação e gestão
Z.33 — Tomar parte em comissões de diversas naturezas
Z.34 — Tomar parte em colegiados
Z.35 — Tomar parte em bancas de concursos internos
Z.36 — Representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos