Painel das Profissões

Profissões em Destaque

6410 – Trabalhadores da mecanização agrícola

Operam, ajustam e preparam máquinas e implementos agrícolas. Realizam manutenção em primeiro nível de máquinas e implementos. Empregam medidas de segurança e auxiliam em planejamento de plantio.

Remuneração média de R$ 2.984,86 em dezembro de 2016.

Crescimento médio anual de 5,83% do número de ocupados entre 2010 e 2016.

Campo de trabalho: Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com carteira assinada empregados na agricultura e na pecuária. O trabalho é exercido em equipe, com supervisão ocasional. O operador de máquina de beneficiamento de produtos agrícolas trabalha em ambiente fechado; o operador de colheitadeira e o tratorista agrícola trabalham em veículos. O trabalho é realizado em rodízio de turnos, diurno e noturno. Os profissionais estão expostos a materiais tóxicos e a ruído intenso.

Porque está crescendo? Estudo realizado pelo Instituto Mauro Borges estima que o agronegócio goiano é responsável por 27% do Produto Interno Bruto (PIB). O beneficiamento de produtos agrícolas vem registrando diversas alterações nos últimos anos, com a introdução de novas tecnologias que permitem mais rapidez e agilidade, tornando mais eficiente o processo e empregando, assim, mais operadores.

Como chegar lá! Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de até quarta série do ensino fundamental. A experiência profissional ocorre com a prática de um a dois anos. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.


Autor: Cha Già José


Autor: Jill Wellington